Biblioteca Online  ›  Notícias  ›  Visualizar

Editorial - Educação Profissional Notícias – 27/05/2010

O Brasil caminha, a passos largos, para um futuro onde a tecnologia vai predominar e ser uma das ferramentas -entre as principais -do desenvolvimento sustentável.

Com a tecnologia ativa, o governo federal, por meio do Ministério da Educação, estimula programas e ações dentro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Compete a esse organismo planejar, orientar, coordenar e supervisionar a política da educação profissional e tecnológica; promover ações de fomento ao fortalecimento, à expansão e à melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica e zelar pelo cumprimento da legislação no âmbito da educação profissional e tecnológica.

Esse direcionamento educacional, com foco na tecnologia, encontra respaldo na Paraíba, onde o governo estadual se dispõe a oferecer, até 2011, mais 23 mil novas vagas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.

É um salto e tanto no quantitativo educacional.

Para alcançar essa meta, o Governo do Estado receberá recursos financeiros em torno de R$ 120 milhões do programa Brasil Profissionalizado. Este dinheiro virá com a efetivação de convênios e a ampliação da rede de ensino público estadual.

Mais uma escola será construída com essa finalidade. Serão executadas reformas e ampliações em 30 unidades de ensino na Paraíba.

Os entendimentos entre os governos estadual e federal passam pelo diagnóstico da gestão educacional, formação de professores e práticas pedagógicas.

Há também as questões sobre o repasse financeiro dos convênios já firmados e os que deverão ser fechados, brevemente.

O programa Brasil Profissionalizado funciona na Paraíba com grade curricular em 15 escolas.

As escolas estão localizadas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Pitimbu, Santa Rita, Lagoa Seca, Pombal, Sousa, Catolé do Rocha, Coremas e Itaporanga.

O programa Brasil Profissionalizado visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica.

Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática. A educação profissional e tecnológica na Paraíba ganha uma nova dimensão.

Copyright © 2002 - 2015 www.educationet.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS