Biblioteca Online  ›  Notícias  ›  Visualizar

Ex-bolsista da Capes ganha prêmio da Sociedade Americana... Notícias – 29/06/2010

No último mês de abril, o doutor em genética Leonardo Barbosa Koerich recebeu o prêmio Larry Sandler, conferido anualmente pela Sociedade Americana de Genética à melhor tese de doutorado utilizando Drosophila, espécies de pequenas moscas. Instituído em 1988, a premiação nunca tinha sido concedida a um estudante de um país de língua não inglesa nesses 22 anos.

Durante o doutoramento, Leonardo foi bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa atende 177 programas de pós-graduação com as maiores notas (6 ou 7) nas duas últimas avaliações trienais da Capes. A tese foi realizada sob a orientação do professor Antonio Bernardo de Carvalho, no Programa de Pós-Graduação em Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com o Departamento de Genética da UFRJ, a principal conclusão da pesquisa é que o conteúdo de genes no cromossomo Y da mosca-de-fruta Drosophila é muito mais variável do que os outros cromossomos. Ao contrário do que se acreditava, estes cromossomos estão ganhando genes ao longo da evolução. Os resultados foram publicados em dezembro de 2008 na Nature, uma das mais significativas revistas científicas internacionais.

Como parte do prêmio, Leonardo apresentou sua tese Baixa conservação do conteúdo gênico do cromossomo Y em 12 espécies de Drosophila na cidade de Washington DC na abertura da Drosophila Research Conference, para um público de aproximadamente mil pesquisadores. Leonardo ganhou também uma posição de membro vitalício na Sociedade Americana de Genética.

A pesquisa contou com a colaboração com o Dr. Andrew Clark da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Além da Capes foi, o trabalho também foi financiado pelas agências brasileiras Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e pelo NIH (National Institutes of Health / EUA).

Copyright © 2002 - 2015 www.educationet.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS